SEJAM MUITO BEM VINDOS!

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quarta-feira, 14 de abril de 2010

Contribuição da professora Fabiane - Educação Infantil

EDUCAÇÃO INFANTIL
ADAPTAÇÃO ESCOLAR

O choro é natural, mas os pais devem
ficar atentos as reações de seus filhos,
dando-lhes apoio e conforto nesse
período de tantas mudanças.

A família pode ajudar a criança a passar pela adaptação escolar diminuindo o nível de ansiedade da criança, conversando com ela, falando sobre a escola e sobre as situações que podem acontecer nessa rotina. Os pais podem acalmar a criança estimulando-a com comentários do tipo: “você vai ter muitos amiguinhos”, você vai poder brincar”; além de incentivá-la fazendo comentários positivos sobre a professora e a hora do lanche. Confira outras dicas:

Quanto tempo a criança deve ou pode ser acompanhada por familiares na escola?

Esse é um processo bem particular de cada criança. Para aquelas mais autônomas e com maior facilidade de socialização, a adaptação ocorre sem problemas. O recomendável é que esse acompanhamento da família ou babá junto a criança, se dê com uma presença mais prolongada na primeira semana de aula. A partir da segunda semana de aula, os pais e/ou responsáveis devem ir diminuindo o tempo de permanência na sala de aula, mas sempre tendo o cuidado de informar a criança de que estarão presentes na escola. É importante que ela saiba que está num ambiente onde pode se sentir segura e protegida e que o acompanhante está por perto. Se o adulto precisar sair da escola, deve comunicar a criança dizendo que vai voltar, pois dessa forma ela não se sentirá abandonada. Nunca esquecendo que a fase de adaptação respeita o tempo de cada criança e que as recaídas e choros são naturais nesse início de ano letivo.

Como saber se o choro é manha ou se a criança está realmente enfrentando dificuldades para se adaptar ao novo ambiente?

A família pode ajudar bastante informando a professora como essa criança funciona (entrevista), já que no início do anoa letivo alunos e professores ainda não se conhecem e tudo é novidade. A criança quem vai dizer muito sobre sua personalidade. Depois no convívio diário, a professora terá que observar os comportamentos dessa criança para aprender a identificar a natureza do choro. Especialmente na fase de adaptação e a família é que estará sinalizando estas mudanças de comportamento. O choro é natural, mas os pais devem ficar atentos as reações dos seus filhos, dando-lhes apoio e conforto nesse período de tantas mudanças.

O que os pais costumam fazer e que devem ser evitados na fase de adaptação escolar?

1.Sair da sala de aula ou do ambiente escolar sem despedidas.
2.Comparar a criança a outro coleguinha que está apresentando uma adaptação mais tranquila.
3.Querer trazer toda a rotina para a escola, como por exemplo: conversar com a professora na frente da criança dizendo tudo o que ela gosta e não gosta, o que come e não come, se ela é tímida... Enfim, fazer comentários que impeçam a professora de construir e trabalhar junto a criança a adaptação dela aos novos momentos compartilhados no ambiente escolar.

Jornal Portal de Notícias. Região Carbonífera. Março de 2010.

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